Colisões, Complexo Ativo e Energia de Ativação


Colisões, Complexo Ativo e Energia de Ativação



Colisões: Esta teoria é baseada na ideia que partículas reagentes devem colidir para uma reação ocorrer, mas somente uma certa fração do total de colisões tem a energia para conectar-se efetivamente e causar a transformaçao dos reagentes em produtos.

Energia de Ativação: Energia mínima necessária para ocorrer a formação dos produtos.

Complexo Ativado (ou Ativo): É o momento onde as moléculas estão exatamente entre os produtos e reagente.


A- Reagentes
B- Produtos
Hr- Entalpia dos reagentes
Hp- Entalpia dos produtos


Se houver um catalisador, a energia de ativação diminui. Com isso a reação ocorre mais rapidamente.


Gráfico mostrando o complexo ativado.
Ea- Energia de ativação

Referência: ATKINS, P.W.; JONES, Loretta. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 3.ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Falando nisso...

Minha foto
Araraquara, São Paulo, Brazil
Diversas reações químicas ocorrem a todo tempo ao nosso redor e até mesmo dentro do nosso organismo. As reações químicas alteram as propriedades das substancias iniciais (reagentes) dando origem a outro material com propriedade diferente (produtos). Elas podem ocorrer em fração de segundos, como as explosões, e também aquelas que levam milhares de anos, como a formação do diamante e outros minerais na crosta terrestre. É para caracterizar a maior ou menos rapidez com que se efetua uma reação que se introduz o conceito de velocidade de reação. A Cinética Química tem por objetivo o estudo da velocidade das reações e dos fatores que podem modificá-las.

Arquivo do blog