Curiosidade - Bioluminescência do Vaga-lume

Você sabia que a reação que acontece na “lanterna” do vaga-lume pode ser considerada uma reação de cinética química???




 A fim de chamar atenção de sua parceira, o vaga-lume acende sua “lanterna biológica”, que é produzida pela reação que ocorre nos fotócitos (células especializadas em reações de emissão de luz como produto):






    Luciferina (A), presente no organismo do vaga-lume, é oxidada por oxigênio molecular e essa reação é catalisada pela enzima luciferase, dando origem a oxiluciferina (E), + a luz que conseguimos enxergar. 

 A luz emitida pelo vaga-lume é conhecida como bioluminescência. E o inseto tem o total controle para emiti-la ou não, pois essa reação está conectada ao seu cérebro. 

  A enzima é a responsável por acelerar a reação química, por isso é uma reação de cinética química. Ela é um catalisador capaz de diminuir a energia de ativação da reação (energia mínima necessária para a formação dos produtos) e conseqüentemente acelera essa reação para a formação dos produtos.


Referência: 

 http://hermes.ucs.br/ccet/defq/naeq/material_didatico/textos_interativos_26.htm

Um comentário:

Falando nisso...

Minha foto
Araraquara, São Paulo, Brazil
Diversas reações químicas ocorrem a todo tempo ao nosso redor e até mesmo dentro do nosso organismo. As reações químicas alteram as propriedades das substancias iniciais (reagentes) dando origem a outro material com propriedade diferente (produtos). Elas podem ocorrer em fração de segundos, como as explosões, e também aquelas que levam milhares de anos, como a formação do diamante e outros minerais na crosta terrestre. É para caracterizar a maior ou menos rapidez com que se efetua uma reação que se introduz o conceito de velocidade de reação. A Cinética Química tem por objetivo o estudo da velocidade das reações e dos fatores que podem modificá-las.

Arquivo do blog